terça-feira, 3 de agosto de 2010

SEMINÁRIO NACIONAL DE EMPREGO DA TROPA MONTADA DISCUTE CRIAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE POLÍCIA MONTADA


  Hoje, 03 de agosto de 2010, as Cavalarias das Polícias Militares do Brasil deram um importante passo em busca da sedimentação de uma doutrina de emprego da tropa montada, reunindo mais de 15 Corporações e com o apoio e participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), através da sua Coordenadora Geral de Ensino Melissa Pongeluppi e demais integrantes.
  O evento acontece no auditório da Universidade Moacyr de Moraes Sreder Bastos em Campo Grande no Rio de Janeiro/RJ. Organizado pelo RCECS (Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos), na pessoa do seu Comandante TC PMERJ SAMAHA e sua equipe de Oficiais e Praças, o Seminário tem como principal objetivo a elaboração de um Projeto que possibilitará a capacitação e treinamento da tropa montada em todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, reaparelhamento das Unidades, uniformização de doutrina e melhor prestação de serviços de Segurança Pública para a sociedade.
  Na primeira parte do evento iniciamos com a palestra da Coordenadora Geral de Ensino da SENASP, Melissa Pongeluppi, que nos apresentou o “PROJETO SENASP DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A COPA DO MUNDO DE 2014”. A palestrante divulgou o referido projeto e forneceu informações importantes para a realização de projetos das polícias militares. Divulgou, também, os cursos de capacitação no ensino à distância.
  Em seguida o grupo de trabalho 01, composto pela PMDF e PMPR, trataram do tema: “CRIAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE POLÍCIA MONTADA”, através dos TC PMDF CARAVELLAS e TC PMPR HERALDO, Comandantes das respectivas Unidades de tropa montada. Foram levantadas considerações acerca dos recursos financeiros, estrutura física e logística, localização, vínculo ou subordinação, corpo docente e discente e módulos de especialização da Escola. Foi ressaltada a importância da união para a elaboração do projeto, além do comprometimento e empenho de todos os “DE CAVALARIA”.
  O TC PMMT ALBERTO sugeriu a realização de um segundo Seminário no Estado do Mato Grosso e a criação do seu Regimento de Cavalaria, ainda no papel, como projeto piloto de uma Unidade ideal de tropa montada a nível de Brasil e com vistas à Copa de Futebol de 2014.
  O CEL PMDF MORETTO e o CAP PMESP SALES declinaram sobre a importância do evento e a necessidade de aproveitarmos a oportunidade e o apoio da SENASP.
  A Srta. Melissa Pongeluppi acrescentou que a FIFA considera como pré-requisito para seleção de uma cidade-sede da Copa a existência do Policiamento com cães e do Policiamento Montado.
  O CAP BM GOGGIA sugeriu a criação de um grupo de trabalho permanente, com representantes de todos os Estados-sedes da Copa, para organização dos conteúdos tratados no Seminário e formatação de um projeto sólido e objetivo a ser apresentado à SENASP.

2 comentários:

  1. Mais uma vez a cavalaria mostra a sua união.


    Perazzo - TEN PMBA

    ResponderExcluir
  2. Era o que faltava para impulsionar a cavalaria...
    Sd Basilio BM-RS

    ResponderExcluir