quinta-feira, 10 de junho de 2010

BRASIL PREPARA MODELO DE SEGURANÇA EM ESTÁDIOS

  "Além do financiamento das obras de preparação para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil está dando início a outro debate: o modelo de segurança interna que será implantado nos estádios durante o Mundial de futebol em território nacional. A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Justiça têm buscado introduzir o tema com o objetivo de formatar um projeto próprio, que leve em consideração experiências adotadas em diferentes partes do mundo.
  “A FIFA determina que a área de segurança dentro dos estádios seja de responsabilidade privada. Ou seja, as forças públicas, como as polícias militares, ficariam responsáveis apenas pelo policiamento externo”, explica o coordenador de Controle de Segurança Privada da PF, Adelar Anderle.
  No entanto, para implantar a determinação da entidade máxima do futebol, o País precisa redefinir alguns parâmetros legais. “Por enquanto, ainda não existe uma igualdade regional sobre essa questão para que se possa fechar um modelo único e adotá-lo em todo o Brasil”, comenta Anderle.
  Para ampliar os horizontes, representantes da PF e de outras polícias estaduais estão na África do Sul para conhecer o sistema de segurança que será usado na Copa do Mundo deste ano. Só de agentes federais serão oito – da Brigada Militar, outros sete. “O modelo africano foi copiado da Europa. No retorno ao Brasil, vamos avaliar o que ele tem de bom para ver o que pode ser aproveitado por aqui.”
  Segundo Anderle, a PF vem “amadurecendo” o debate com as polícias militares (PM) e civis dos estados, bem como as discussões internas dentro do governo federal. “Temos grande respeito à tradição das PMs neste tipo de situação, em que adquiriram grande experiência. As polícias trouxeram outros dados para o debate, de forma que possamos repensar e criar um novo modelo brasileiro através de um consenso”, salienta.
  O delegado lembra que ainda não existe no País um curso de formação para profissionais de segurança privada atuarem dentro de um estádio de futebol. “Quem controla a segurança privada no País é a PF. Por isso, temos que fiscalizar se as empresas que vêm atuando são cadastradas”. Ele cita o episódio lamentável que aconteceu em Curitiba, no final do ano passado. “Quando a baderna se instaurou dentro do campo, os seguranças contratados pelo Coritiba acabaram fugindo. Neste caso, nenhum deles era cadastrado na PF”, afirma.
  É por situações como esta que o combate à informalidade, explica Anderle, é a principal meta do governo federal para garantir a segurança dos torcedores durante os jogos da Copa de 2014 no Brasil. “Queremos que o Mundial possa deixar um legado por aqui. Quem sabe depois dele a gente possa contar com equipes privadas no interior dos estádios, liberando assim as forças públicas de segurança apenas para o trabalho externo”, projeta." (Notícia veiculada no Jornal do Comércio do RS em 07 de junho de 2010)

  Preferimos não entender que a Brigada Militar representa sozinha a PM brasileira pelo simples fato de Tarso Genro ter sido Ministro da Justiça e pré-candidato ao governo do RS. Difícil, também, é acreditar que Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, entre outros, com as maiores torcidas de clubes de futebol brasileiros e, portanto, com muito mais experiência no policiamento interno e externo de estádios de futebol, estejam alijados deste processo de planejamento, ao menos inicialmente. O que a PF entende de policiamento em praças desportivas? Será que a Brigada Militar tem condições de representar, sozinha, todas as polícias militares das cinco regiões do país? Onde está a PM do Estado de São Paulo, maior e melhor que temos no país?
  Com a palavra o Ministério da Justiça e SENASP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário