quarta-feira, 17 de março de 2010

Características de emprego da Tropa Montada


 Marcelo Vieira Salles - Cap PMESP
 
  O cavalo, inicialmente empregado como simples meio de transporte na atividade policial, foi se caracterizando ao longo dos tempos como um elemento de comprovada eficiência no desempenho das missões afetas à Segurança Pública. Corroborando com essa assertiva é o fato de tropas montadas atuarem e serem mantidas nas maiores e mais desenvolvidas metrópoles do mundo, a despeito de todos os benefícios advindos do avanço tecnológico e científico disponíveis ao homem moderno.
  Destarte, não se pode ignorar que o cavalo impõe, pela simples presença, ostensividade e campo de visão, efeito psicológico e poder repressivo, bem como possibilita a seu cavaleiro grande visibilidade, mobilidade e flexibilidade, propiciando, consequentemente, uma significativa economia de efetivo.

1.1 Ostensividade e Campo de Visão
  A missão da Polícia Militar é a execução do policiamento preventivo ostensivo fardado, ou seja, deve, por meio de sua atuação, evitar a ocorrência do crime através de uma presença ostensiva nas ruas, inibindo a ação dos delinquentes. Portanto, quanto mais visível for a polícia à população, tanto menor será a probabilidade de acontecerem os ilícitos penais e, consequentemente, maior a sensação de segurança.
 
1.2 Efeito Psicológico
  O cavalo, por seu grande porte físico, infunde respeito às pessoas, fator que muito contribui nas ações da tropa montada, pois, mesmo estando sob completo domínio do cavaleiro, resultado do adestramento que recebe, o animal deixa, aos baderneiros e delinquentes, a dúvida quanto ao perfeito controle do policial militar em relação às reações, afastando assim o enfrentamento.

1.3 Poder Repressivo
  Por inspirar noção de poder e força, em face do porte avantajado do cavalo, a ação da tropa montada, no policiamento ou nas ações de controle de tumultos, evita o confronto direto, vez que ante a simples aproximação da tropa montada, a turba se evade e é canalizada para pontos de fuga estrategicamente planejados.
  Por vezes, a simples presença da tropa montada desencoraja desinteligências e tumultos, levando as partes rapidamente à negociação.
 
1.4 Flexibilidade
  O cavalo, por não depender de vias-padrão para se deslocar, pode ser utilizado em qualquer terreno, principalmente onde o deslocamento de viaturas e mesmo do homem a pé seja limitado. Além disso, pode ser conduzido a qualquer ponto, não ficando retido em congestionamentos ou em meio a grandes multidões.

1.5 Economia de Efetivo
  A combinação da ostensividade, do efeito psicológico, do poder repressivo, da mobilidade e da flexibilidade, confere ao patrulhamento montado a característica toda especial de ampliar sua área de responsabilidade e segurança, com um número mais reduzido de policiais militares. Analogamente, tal característica também é reconhecida nas ações de controle de distúrbios civis (CDC) e em operações especiais.
  O policial militar a cavalo, por seu extenso campo de visão e consequente poder de fiscalização, bem como pela possibilidade de ser visto por muitas pessoas ao mesmo tempo, pode cumprir a missão de contenção de massa sem empregar um grande número de policiais como ocorre, por exemplo, na modalidade de policiamento a pé.
  Texto extraído do artigo científico: "POLICIAMENTO MONTADO NO ESTADO DE SÃO PAULO: A HISTÓRIA, A MISSÃO E A ESPECIALIZAÇÃO DO POLICIAL MILITAR" do Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo MARCELO VIEIRA SALLES, atualmente servindo no Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, onde conta com mais de quinze anos de serviços prestados em diversas funções administrativas e operacionais, dentre elas as de Comandante de Pelotão, Comandante de Esquadrões Operacionais, Comandante do Esquadrão Escola - 4º Esqd, Coordenador de Cursos de Formação de Soldados e de Especialização de Oficiais e Praças em Tropa Montada; Instrutor na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Exerceu também as funções de Coordenador Operacional e Sub Comandante Interino do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”. Formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco - Turma de 1989, Instrutor de Equitação formado pela Escola de Equitação do Exército em 1993, Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNICSUL, Capitão Aperfeiçoado pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP em 2009 e Membro titular da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - SP (ADESG-SP). E-mail: salles@policiamilitar.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário