quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Caminhão Transanimal - Parte I


  Uma das grandes necessidades de uma tropa montada é o transporte de animais. Esta viatura tem peculiaridades inerentes à especificidade da sua utilização. Deve ser um veículo com uma boa tração, de porte médio (face ao tráfego em grandes centros urbanos), confortável para policiais e cavalhada, ventilado, com iluminação e monitoramento interno, entre outras características. Além do caminhão propriamente dito é necessária a aquisição de uma carroceria adequada para utilização diária no transporte de equinos para a execução do PO Montado.
  Buscando socializar e difundir os tipos de caminhões e carrocerias utilizados pelas Cavalarias das Polícias Militares do Brasil, lançamos a partir de hoje, uma série de postagens sobre as características de cada transanimal, buscando orientar futuras aquisições na melhor direção possível, atendendo ao bem-estar dos animais e a operacionalidade da tropa montada.
  Começamos com o Mercedes-Benz L 1620, utilizado pelo Regimento de Polícia Montada Cel Rabelo, da PMDF. Trata-se de um veículo 06 cilindros, com torque máximo de 211cv a 2600 rpm, 5 marchas, embreagem hidráulica, tanque de combustível com capacidade para 210 litros. Acesse a ficha técnica abaixo:


  A sua carroceria possui dois compartimentos, sendo o próximo da cabine para acomodação dos policiais militares e o outro para transporte dos solípedes, com capacidade para 12 animais. O compartimento destinado aos PM é de fabricação da ENVESP e o dos animais é de fabricação própria do Regimento. Vejam imagens da viatura e mandem as suas opiniões e características do transporte de animais utilizado em sua Corporação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário