sexta-feira, 24 de julho de 2009

Policiamento Ostensivo Montado_sinônimo de eficiência

A atuação da tropa montada, atualmente, ao contrário do que poderia sugerir toda a evolução tecnológica e científica, tem sido bastante requisitada em todos os eventos em que a Polícia Militar da Bahia necessita se fazer presente.

O PO montado tem a sua atuação ordinária em pontos de grande movimentação turística da cidade, atuando também extraordinariamente e em situações especiais, como nas Festas Populares, Carnaval e todos os grandes eventos da Região Metropolitana do Salvador.

A utilização do processo montado em conjunto com os demais (a pé, motorizado e atualmente o aéreo) revela-se de extrema eficiência operacional.

O Policiamento Ostensivo montado tem como fração ideal o quarteto – patrulha composta por quatro conjuntos com funções específicas: (1) Comandante e Segurança de Busca, (2) Revistador, (3) Segurança de Custódia e (4) Guarda-cavalos e Segurança externa.

A patrulha montada composta por 3 (três) conjuntos poderá ser utilizada, contudo, haverá diminuição na capacidade operacional do efetivo, uma vez que o patrulheiro (3) acumulará as funções de Segurança de Custódia e Guarda-cavalos, tornando-se complicado realizar a Segurança externa.

Atuando em dupla o PO montado torna-se praticamente inviável operacionalmente. A intervenção será mínima, mostrando-se um policiamento com baixos índices de atuação efetiva. A redução da quantidade de abordagens será significativa, uma vez que nem sempre será possível a atuação em conjunto das duplas dispostas no terreno, mesmo utilizando-se de comunicação via rádio ou telefone móvel.

Para atuar em locais acima de 6 Km de distância da sede da Unidade nosso efetivo utiliza um caminhão de transporte de animais, uma viatura de transporte operacional e uma viatura de apoio operacional. Até 6 Km as patrulhas deslocam-se ao passo até o local determinado pela Seção de Planejamento Operacional executando em média 40 a 45 min de patrulhamento e 15 a 20 min de apeamento, ocasião em que o cavalariano afrouxa a cilha e oferece água à sua montada, deixando que ela descanse para uma nova ronda.

A Cavalaria possui uma tropa com características bem específicas demonstrando elevado grau de mobilidade, multiplicidade de formas de emprego, grande flexibilidade, rapidez de ação, atuação em terrenos inacessíveis a outras tropas e grande impacto psicológico do emprego do animal nas mais variadas situações, entre outras.

Uma patrulha montada percorre um grande espaço territorial em 6h de serviço, em comparação com o efetivo à pé. A tropa montada poderá ser empregada sob a forma de quarteto até todo o efetivo do Esquadrão, se necessário. A cavalo é possível ter acesso a terrenos onde outras tropas não poderiam progredir. A simples presença do solípede é fator inibidor do cometimento de delitos face o impacto psicológico que este animal causa na população, decorrente da sua natureza e imponência.

Em vista disso todas as áreas onde existe a atuação da tropa montada o índice de ocorrências policiais militares chega a índices nulos ou quase nulos, demonstrando a eficácia e eficiência do policiamento ostensivo montado.

____________________________________

Capitão PMBA Fabiano Teixeira Viana

Instrutor de Equitação, Pós-graduado em Equitação e Especializado em Policiamento Montado

Nenhum comentário:

Postar um comentário